quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Metalurgica Vaz Leal, em Loriga


A empresa Metalúrgica Vaz Leal foi fundada em nome individual pelo empresário Pedro Vaz Leal em 1934. Em 1962, a empresa toma a forma jurídica de sociedade por quotas sob a designação de PedroVaz Leal & Filhos, Lda, sendo que em 1967 transforma-se em sociedade anónima, adoptando a designação Metalúrgica Vaz Leal, SA. que ainda mantém actualmente.

O desenvolvimento inicial desta empresa ocorreu de forma bastante promissora, uma vez que a sua actividade incidia essencialmente ao nível da produção de produtos mecânicos para a indústria têxtil, estando este sector em grande evolução na época.

No entanto, dois grandes períodos marcaram a evolução histórica da Metalúrgica Vaz Leal, SA, sendo um deles o referente à 2ª guerra mundial, no qual surgiu a oportunidade de alargar a sua produção fabricando também componentes mecânicos, especialmente para a indústria mineira da região centro, e em sequência desta aposta, alargou posteriormente a sua intervenção a nível nacional.

O sucesso desta estratégia, fez com que os principais responsáveis apostassem claramente na diversificação de novos produtos, passando então a produzir também material agrícola, peças para fogões e construção de máquinas manuais, como por exemplo máquinas de funileiro, quinadeiras e guilhotinas, vindo a registar um acréscimo muito positivo no volume de negócios.
O outro período que também foi relevante na evolução da actividade da Metalúrgica, coincide com o início da guerra da Coreia, no qual, a crescente procura de volfrâmio, conduziu a uma grande expansão da indústria extractiva, o que se repercutiu nas solicitações à Metalúrgica Vaz Leal, SA, atingindo esta novamente uma posição consistente no mercado.
No entanto, com o término da guerra e consequentemente com uma recessão ao nível do sector mineiro, a Metalúrgica Vaz Leal, SA. ressente uma quebra na sua actividade, pelo que, a acção estratégica passou necessariamente pelo alargamento do seu mercado, passando a fornecer produtos mecânicos para a indústria transformadora nacional.

Actualmente, a sua actividade insere-se ao nível da fabricação de produtos metalomecânicos, segundo especificações dos clientes, utilizando como matéria-prima os produtos laminados, peças fundidas no processo da própria empresa e peças de aço vasado de ferro fundido.
Os clientes da empresa dividem-se entre a indústria “pesada” celulose, papeleira, cimenteira, química, siderúrgica (ex. Portucel SA, Siderurgia Nacional, Solvay Portugal) e inúmeras indústrias “ligeiras” (ex: construção civil). No entanto, a indústria pesada assume o maior
peso no seu volume de negócios.

É de facto abrangente a intervenção da Metalúrgica Vaz Leal, SA quer em termos de produtos fabricados e serviços prestados, quer ao nível de clientes, o que lhe tem permitido a permanência de 40 anos num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

De facto, sendo esta uma empresa com bastantes anos de existência e com elevada credibilidade no mercado, associado ao conhecimento e experiência que os principais responsáveis possuem da actividade, ao seu dinamismo e empenho, associado à elevada competência das equipas de trabalho, têm igualmente constituído factores determinantes para o sucesso que a empresa tem apresentado.



Nota:

Foi nesta fábrica que fotografei a convite do meu amigo Carlos Amaro e são essas fotos que estarão patentes na exposição - "Fogo e Ferro Fundido" - no Posto de Turismo de Loriga durante o mês de Dezembro.





Sem comentários: